quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MENOPAUSA E A ATIVIDADE FÍSICA 1

                                                                                                                                                                               * Luciano Pereira

A IMPORTANCIA DE SE TER UMA VIDA ATIVA

  • É de suma importância combater o sedentarismo e seus danos provocados, a inatividade física é responsável pela maioria dos casos de invalidez na melhor idade;
  • A atividade física regular é um importante instrumento de prevenção ou de  tratamento de quase todos    os componentes da síndrome da menopausa;
  • A pratica de um estilo de vida saudável proporciona-se expressiva qualidade na expectativa de vida das pessoas;
  • Atividade física regular melhora a aptidão motora, uma melhor execução nas atividades da vida diária, assim, aumentando a autonomia e independência do individuo;
  • Atividade física regular previne o risco de desenvolver doenças e retarda complicações de doenças crônicas nesta fase da vida;
  • Além de favorecer componentes psicológicos, afetivos e de integração social;


CUIDADOS ESPECIAIS

·        Algumas atividades e exercícios devem ter autorização e orientação especifica de profissionais especializados para seu inicio e pratica regular;


ALGUMAS ATIVIDADES QUE PODEM SER REALIZADAS

·        Atividade Aeróbia: exercícios que envolvem grandes grupos musculares, com movimentos cíclicos (repetitivos).
Ex: Caminhada, corrida, ciclismo e natação;
·        Atividade Resistida: exercícios que aumentam a massa magra (músculos), e a força.
Ex: Exercícios com pesos ou musculação;
·        Outros exercícios que podem ser praticados: ginástica localizada, dança, hidroginástica, exercícios de alongamento, ioga. Cada um dando ênfase a seu objetivo.

QUAL ATIVIDADE DEVO PRATICAR?

Essa uma duvida da maioria das pessoas.

A atividade física deve proporcionar as pessoas, satisfação, e prazer em realizar a  atividade.
Além de promover o objetivo e benefícios ligados a sua pratica regular.


BENEFICIOS ESPERADOS EM MULHERES MENOPÁUSICAS

·        Melhora na aptidão física;
·        Maior segurança nas Atividades de Vida Diária (AVD);
·        Aumento da autonomia e independência;
·        Promover a saúde através da redução do risco de desenvolvimento de doenças;
·        Retardar a progressão e complicação das doenças crônicas;
·        Promover benefícios nos campos psicológicos e afetivos;
·        Criar, cenários adequados para integração social;


ATIVIDADE FÍSICA NA PREVENÇÃO DE ALGUMAS DOENÇAS

·        A prática de exercícios aeróbicos diminui a pressão arterial;

·        É comprovado através de estudos científicos que o aumento da atividade física reduz o risco de desenvolvimento do diabetes tipo 2.

·        Exercícios aeróbios juntamente com uma dieta saudável e perda de peso, diminui em 50% o risco de indivíduos com intolerância a glicose evoluírem para diabetes;

·        Após a menopausa, frequentemente as mulheres evoluem com um perfil lipídico menos favorável, com aumento do colesterol total.

Estudos científicos  sugerem que exercícios aeróbicos regulares no período pós-menopausa aumentam os níveis de HDL-C (colesterol bom), diminuem os níveis de LDL-C (colesterol ruim), do colesterol total e da gordura total;

·        O envelhecimento está ligado à redução hídrica corporal, a perda de massa muscular e óssea. E o sedentarismo está associado a todos esses fatores;

·        Exercícios de resistência muscular estão ligados a menor perda óssea ao longo da vida e aumento da densidade óssea na pós-menopausa. Exercícios resistidos são indicados para prevenção de osteoporose aumentando a densidade óssea em todo esqueleto;

·        Estudos indicam relação entre atividade física, câncer de cólon e de mama em sua prevenção;


                                                                                                                                                                                               *Luciano Pereira
Educador Físico;
Esp. em Treinamento desportivo e
Personal Training;

3ª Corrida dos Bombeiros - 28/11/10 - Divinopolis MG

A Equipe Amigos da Corrida compareceu no evento realizado pelos Bombeiros de Divinopolis, estava bem organizada e com um bom percurso bem sinalizado em seus 6 km.
Nós subimos no pódio 2 vezes: Dalmo ficou em 2º lugar na faixa e Milquides também em 2º lugar na faixa.

Obs: A camiseta do evento bem que poderia ser em dryfit...

Confira as fotos no show de slides